Notícias

 | 14/03/2004 18h

Primeiros resultados oficiais na Espanha apontam vitória da oposição

Resultado pode ser influenciado por atentados de Madri

Os primeiros resultados oficiais das eleições na Espanha mostram liderança do Partido Socialista de oposição (PSOE). Com 77% das urnas apuradas, 43,1% dos votos são para o PSOE, contra 37,1% para o Partido Popular (PP) do atual primeiro-ministro, José María Aznar.

O candidato socialista ao posto de primeiro-ministro é José Luis Rodriguez Zapatero, que se opôs a Aznar durante a Guerra do Iraque mas o apoiou no combate contra a organização ETA.

Pesquisas de boca-de-urna apontaram diferentes resultados para as eleições gerais do país neste domingo, que começaram sob o impacto da notícia de um vídeo em que a Al-Qaeda teria assumido a responsabilidade pelas explosões que mataram 200 pessoas na última quinta em Madri.

Os eleitores, muitos usando o símbolo de luto nacional desde o ataque, compareceram em peso às urnas. Alguns espanhóis acusam o primeiro-ministro Aznar de manipulação da opinião pública por ter passado três dias culpando o ETA pelas explosões, apesar do grupo guerrilheiro basco ter negado a responsabilidade pelos atentados.

O ministro do Interior, Angel Acebes, disse em entrevista coletiva nos primeiros minutos das eleições que um suposto porta-voz da Al-Qaeda assumiu a responsabilidade dos ataques em um vídeo encontrado em uma lata de lixo em Madri. A veracidade da mensagem está sendo investigada.

Com informações da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.