| 14/03/2004 17h31min
Três pesquisas de boca-de-urna na Espanha apontaram diferentes ganhadores das eleições gerais realizadas neste domingo, dia 14. Duas pesquisas mostram os Socialistas (PSOE), partido da oposição, recebendo a maioria dos votos, enquanto a terceira mostra o Partido Popular (PP), que governa atualmente, na liderança. A média das pesquisas aponta para empate técnico entre os dois partidos.
A eleição terminou às 20h locais (16h de Brasília). A televisão pública outorga ao PSOE entre 154 e 158 cadeiras e ao PP entre 150 e 154, enquanto que outras duas redes privadas de âmbito nacional dão ao PP entre 168 e 170 cadeiras e ao PSOE entre 140 e 143.
O pleito foi ofuscado pelas explosões em trens na última quinta que mataram 200 pessoas, mas compareceram às urnas mais pessoas do que o esperado. Estimativas apontam que a participação ultrapassou os números da última eleição, quando 68,7% dos eleitores votaram.
Os resultados das pesquisas boca-de-urna apontam para uma mudança de rumo nas eleições após os atentados do dia 11. Há uma semana o Partido Popular, do primeiro-ministro José María Aznar, possuía quase 70% das intenções de voto. A atribuição dos ataques à Al Qaeda e a desconfiança de que a política externa de apoio aos Estados Unidos na guerra do Iraque tenha sido responsável por retaliações contra os espanhóis pode reverter o resultado das eleições contra o partido de Aznar.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.