Notícias

 |  hmin

Candidato democrata desafia Bush a debates mensais

John Kerry quer discutir temas como guerra e terrorismo com atual presidente

O candidato democrata às eleições presidenciais nos Estados Unidos, John Kerry, prometeu neste sábado, dia 13, desafiar o presidente George W. Bush para "uma discussão verdadeira sobre o futuro do país" em uma séria mensal de debates. Kerry, já envolvido em uma troca de propagandas negativas com Bush oito meses antes das eleições, pretende propor o desafio no local dos debates históricos entre Abraham Lincoln e Stephen Douglas em Quincy, Illinois.

A série de debates entre Douglas e Lincoln, em 1858, é um ponto histórico na política dos Estados Unidos, por ter trazido à tona questões cruciais na época, como a escravidão e os direitos dos Estados. Lincoln perdeu as eleições, mas foi eleito presidente dois anos depois.

– Certamente, se a propaganda agressiva pode começar agora, podemos pelo menos começar uma verdadeira discussão sobre o futuro dos Estados Unidos – disse Kerry em um discurso preparado para ser proferido em Quincy, Illinois.

Bush e Kerry têm trocado farpas nos últimos dias, com Bush criticando Kerry nominalmente por planejar o aumento de impostos e ameaçar enfraquecer a segurança do país. Kerry contra-ataca criticando as acusações "enganosas" de Bush. Kerry desafiou o presidente republicano a travar debates mensais sobre questões como a guerra contra o terrorismo, a perda de empregos e a saúde pública no país.

– 2004 não pode ser mais um ano da política de sempre. Os desafios que enfrentamos são simplesmente muito graves e muito grandes – disse Kerry no texto do discurso.

Quincy foi o local do sexto debate entre Lincoln e Douglas em 1858. Os dois candidatos haviam viajado no mesmo barco a vapor para o debate seguinte.

– Talvez George Bush e eu não viajaremos no mesmo barco ou no mesmo avião, mas podemos dar a este país uma campanha que aborde de forma genuína nossas questões reais e trate os eleitores com respeito – disse Kerry.

Depois de um breve descanso na próxima semana, Kerry deverá iniciar uma turnê por 20 cidades para arrecadar fundos para sua campanha e tentar diminuir a diferença financeira em relação a Bush, que tinha US$ 100 milhões para a sua campanha no final de janeiro. Kerry arrecadou mais de US$ 10 milhões pela Internet desde que sua candidatura foi oficializada, no dia 2 de março.

As informações são da agência Reuters.



_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.