Notícias

 | 11/03/2004 17h47min

Al-Qaeda teria assumido autoria dos ataques em Madri

Apesar das evidências, grupo separatista ETA ainda é o principal suspeito

O grupo terrorista Al-Qaeda teria assumido a autoria dos atentados que mataram pelo menos 192 pessoas, de acordo com o último levantamento,  e deixaram mais de 1,4 mil feridas nesta quinta, em Madri, na Espanha. O jornal árabe baseado em Londres Al Quds Al Arabi afirma ter recebido uma carta do grupo liderado por Osama Bin Laden, mas ainda não foi confirmada a veracidade do texto.

– Conseguimos nos infiltrar no coração da Europa e atingir uma das bases da aliança da cruzada – disse a carta que chamou os ataques de "Operação Trens da Morte''.

A carta levava a assinatura "Brigadas Abu Hafs al-Masri''. O jornal recebeu cartas similares do mesmo grupo assumindo a autoria, em nome da Al-Qaeda, de um atentado contra duas sinagogas na Turquia em novembro e pelos ataques na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bagdá em agosto.

Pouco antes do anúncio, a polícia de Madri havia encontrado na cidade de Alcala de Henares, a 25 quilômetros da capital espanhola, uma caminhonete com detonadores e uma fita de áudio com versos em árabe retirados do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos.

Foram 10 explosões em quatro trens que se movimentavam em três estações ao longo da mesma linha. O ataque foi sincronizado, em plena hora de pico, entre 7h35min e 7h55min (entre 3h35min e 3h55min, no horário de Brasília). Milhares de pessoas se dirigiam ao trabalho.

O ministro do Interior espanhol, Ángel Acebes, anunciou a abertura de uma "nova linha de investigação" sobre a autoria dos atentados, após informações que ligariam a rede terrorista Al Qaeda aos ataques. Apesar dos novos fatos, o grupo separatista ETA permanece como principal suspeito das explosões.

Esse foi o pior ataque a atingir a Europa desde o atentado a bomba em 1988 a uma avião norte-americano sobre Lockerbie, na Escócia, que matou 270 pessoas.

Veja imagens dos ataques em Madri

Com informações da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.