| 11/03/2004 08h35min
Autoridades espanholas anunciaram que o número de mortos em três explosões ocorridas em estações de trem de Madri no início da manhã desta quinta, dia 11, já chega a 131. Centenas de pessoas ficaram feridas e equipes de resgate trabalham para retirar vítimas das ferragens.
As explosões ocorreram por volta das 7h30min (horário local) quase simultaneamente no arredores da estação de Atoche e nas plataformas de embarque e desembarque dos terminais de El Pozo e Santa Eugênia, situados no sudeste e no sul da capital espanhola. Milhares de trabalhadores utilizam os trens diariamente para se deslocar do interior para a capital.
Governos de vários países enviaram comunicados ao governo espanhol repudiando os atentados à bomba. Para a Grã-Bretanha, as explosões representam um "ataque repugnante à democracia". O governo britânico prometeu ajudar a Espanha na luta contra o terrorismo. O primeiro ministro da China também enviou mensagem a Madri condenando os atentados e convocando toda a comunidade internacional a se unir no combate ao terrorismo.
Autoridades espanholas atribuíram a autoria das explosões ao grupo separatista basco ETA, que não se manifestou sobre os ataques. Em função dos atentados todos os partidos políticos da Espanha cancelaram os comícios eleitorais marcados para esta quinta. As eleições gerais no país estão marcadas para domingo.
Com informações da Rádio Gaúcha e agênia Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.