Notícias

 | 04/03/2004 08h30min

Israel ordena retirada de colonos de assentamentos

Enviados dos EUA chegam a Jerusalem na próxima semana

O governo israelense disse a assentados em nove postos avançados na Cisjordânia para deixarem o local ao pôr do sol da quinta, dia 4, caso contrário eles serão expulsos. A ordem do primeiro-ministro Ariel Sharon deve ser cumprida um pouco antes de visita de autoridades dos Estados Unidos.

Os colonos prometeram apelar na corte mais alta de Israel para tentar bloquear qualquer tentativa de retirá-los dos acampamentos não-autorizados. As áreas estão há muito tempo marcadas para remoção sob o plano de paz para a região apoiado pelos norte-americanos.

Enviados norte-americanos devem chegar a Israel na semana que vem para discutir os planos de Sharon de se separar dos palestinos ao remover, inicialmente, todos os 21 assentamentos judeus da Faixa de Gaza.

O secretário-assistente de Estado norte-americano, Williams Burns, e Stephen Hadley, vice-assessor nacional de segurança do presidente George W. Bush, além do chefe do conselho sobre Oriente Médio, Elliot Abrams, são esperados em Israel na próxima semana para preparar o encontro na Casa Branca entre Bush e Sharon. Eles se reunirão em março ou no começo de abril para discutir soluções para os conflitos na região.

Os palestinos temem que após essa retirada dos assentamentos Israel tente se estabelecer permanentemente em grandes pedaços de terra na Cisjordânia, uma medida unilateral que pode tomar dos palestinos territórios que eles pretendem usar na criação de seu próprio Estado.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.