Notícias

 | 02/03/2004 07h50min

Explosões durante cerimônias xiitas matam dezenas no Iraque

Guerrilheiros também jogaram bomba contra veículo militar dos EUA

Explosões múltiplas atingiram nesta terça, dia 2, xiitas durante cerimônias religiosas em Bagdá e na cidade sagrada de Karbala, matando dezenas de pessoas. Pelo menos 145 pessoas morreram nos ataques. Há centenas de feridos e as autoridades locais acreditam que o número de vítimas deve aumentar.

Corpos de pelo menos 70 pessoas espalhavam-se pela rua em Karbala, e pessoas corriam em pânico. Cinco explosões foram ouvidas na cidade, e testemunhas dizem que o número de mortos deve aumentar bastante.

Em Bagdá, ao menos quatro explosões atingiram a mais importante mesquita xiita local, a Khadimiya, no norte da capital. De acordo com funcionários de um hospital em Bagdá, 75 corpos foram levados para o necrotério .

Não se sabe quem está por trás das explosões, que ameaçam provocar mais violência entre a população xiita e sunita do país – que dominava o Iraque antes da queda de Saddam Hussein, no ano passado.

Em um ataque separado em Bagdá, guerrilheiros jogaram uma bomba contra um veículo militar norte-americano na manhã de terça-feira, matando um soldado e gravemente ferindo outro, segundo o Exército.

Os xiitas marcavam a Ashura, o 10º dia do mês muçulmano de Muharram, quando de acordo com a tradição o imã Hussein, neto do profeta Maomé, foi morto em uma batalha há mais de 13 séculos. Eles batem em suas cabeças e peito para lembrar o sofrimento do imã Hussein, que foi decapitado por inimigos. A cerimônia era proibida no governo de Saddam.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.