| hmin
O braço direito de Osama bin Laden, Ayman al-Zawahri, ameaçou o presidente norte-americano, George W. Bush, com mais ataques nos Estados Unidos. A advertência foi feita em uma fita de vídeo, transmitida pela Al Jazeera. Na fita, al-Zawahri disse:
– Bush, aumente suas defesas e suas medidas de segurança porque a nação muçulmana, que te enviou a legião de Nova York e Washington, decidiu enviar legiões seguidas de legiões, buscando a morte e o paraíso.
Zawahri, que é visto como o segundo homem depois de Osama bin Laden na Al Qaeda, também apareceu na terça-feira para colocar a França em sua lista de inimigos e acusou Paris de iniciar uma "Cruzada do ódio" contra o Islã ao proibir o uso de véus pelas muçulmanas nas escolas públicas. Essa acusação foi feita em uma fita de vídeo diferente, transmitida pela Al Arabiya. Zawahri – identificado por sua voz e o estilo do discurso – disse:
– A França é o país da liberdade que defende a liberdade de mostrar o corpo, ser imoral e pervertido. Na França, você é livre paa se mostrar mas não para se vestir modestamente – disse ele se referindo à lei recentemente aprovada.
Este é um novo sinal da Cruzada de ódio que os ocidentais estão realizando contra os muçulmanos ao mesmo tempo em que se gabam de promover liberdade, democracia e direitos humanos – disse.
As declarações anteriores da Al Qaeda sempre se focaram nos Estados Unidos e nos países que apoiaram a guerra contra o Iraque. O presidente francês, Jacques Chirac, foi um dos que mais se opôs à guerra.
A autenticidade das fitas veiculadas pelos dois canais árabes de televisão não puderam ser verificadas, mas se pareciam a mensagens anteriores atribuídas a Zawahri. Há suspeitas de que ele esteja escondido con Bin Laden na fronteira do Paquistão com o Afeganistão. Na fita da Al Jazeera, Zawahri, que é egípcio, disse que Bush mentiu no discurso do Estado da União no mês passado quando afirmou que a maior parte da Al Qaeda foi derrotada e que as tropas norte-americanas estabam levando liberdade e democracia ao Iraque.
– O líder do país mais poderoso do mundo não tem vergonha de dizer estas mentiras. Chegamos ao ponto no qual ele pode ridicularizar as pessoas que o escutam desta maneira – disse ele.
Além da França, Zawahri atacou os países muçulmanos que se aproximam do Ocidente. Ele também citou a forma como Israel trata os palestinos, a ocupação dos EUA no Iraque e os muçulmanos detidos em Guantanamo.
– A América se deu o direito de matar e prender qualquer pessoa em qualquer lugar e deportar qualquer pessoa pelo período que quiser sem perguntar porquê, quem, onde e até quando.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.