| hmin
Os Estados Unidos, a França e o Canadá enviarão um grupo de emissários ao Haiti neste fim de semana para pressionar o presidente Jean-Bertrand Aristide a honrar compromissos feitos à oposição, que agora luta contra a sua permanência no poder. As informações são da assessoria do governo canadense.
O ministro de relações exteriores canadense Bill Graham disse à imprensa que o grupo, que deve chegar ao Haiti no sábado, também incluiria representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do grupo regional caribenho Caricom.
– Nós obviamente não podemos permitir que isto continue se desenvolvendo da forma como está – ele disse.
Aliados de Aristide e a oposição estão em um confronto cada vez mais violento em que várias pessoas já foram mortas. No começo do mês, Aristide encontrou-se com mediadores na capital da Jamaica, Kingston, e concordou com uma série de medidas para dar fim ao impasse – compromissos que Graham afirma que o líder haitiano não está cumprindo.
– A comunidade internacional vai enviar um grupo de emissários para pressionar Aristide, que não está cumprindo sua palavra em Kingston– ele disse à imprensa.
– Queremos reiterar esta mensagem e por isso concordamos, todos nós, em intervir conjuntamente para dizer a ele: "Olha, você precisa cumprir suas obrigações dentro do acordo de Kingston".
As medidas prometidas incluem criar um conselho consultivo amplo para o governo, nomear um novo primeiro-ministro e desarmar as gangues alinhadas a partidos políticos. Autoridades em Washington disseram nesta terça, dia 18, que estão abertas a que Aristide deixe o poder. Esta foi a primeira vez que o governo americano reconheceu publicamente que a saída do líder haitiano poderia ser uma solução para a crise.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.