| hmin
Os Estados Unidos colocaram um anúncio em jornais palestinos nesta quinta, dia 5, oferecendo uma recompensa de US$ 5 milhões em troca de informações que levem à captura dos responsáveis pela morte de três norte-americanos na Faixa de Gaza, em outubro passado.
Autoridades dos EUA estão insatisfeitas com a falta de progresso na investigação realizada pelos palestinos a respeito da explosão ocorrida no acostamento de uma estrada e que atingiu um veículo diplomático no dia 15 de outubro, matando os três guarda-costas. Diplomatas norte-americanos suspenderam suas visitas à Gaza depois do atentado, prejudicando a continuidade de programas de ajuda aos palestinos.
– Os norte-americanos deixaram de se envolver (nos programas de ajuda) à espera de resultados (na investigação). Isso é chantagem – disse o brigadeiro Jibril Rajoub, assessor do presidente palestino, Yasser Arafat, para a área de segurança.
Os comentários de Rajoub foram rechaçados por Richard Boucher, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA. A recompensa, junto com a promessa de proteção aos informantes e a realocação da família deles, apareceu pela primeira vez em um site do governo norte-americano pouco depois do atentado. Na quinta, o anúncio foi publicado em dois jornais palestinos.
Nenhum dos grupos ativistas contrários a Israel assumiu a responsabilidade pela ação de outubro. Esses grupos realizaram vários atentados suicidas e ataques à beira de estradas nos últimos anos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.