| 29/01/2004 10h29min
O russo Marat Safin é o primeiro finalista do Aberto da Austrália. Em uma batalha histórica na Rod Laver Arena, a quadra principal do complexo do Melbourne Park, Safin derrotou o cabeça-de-chave número 4 e atual campeão do Grand Slam, o norte-americano Andre Agassi.
Mostrando estar de volta à forma que o levou ao título do Aberto dos Estados Unidos e ao topo do ranking mundial em 2000, o russo venceu o jogo por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (8/6), 7/6 (8/6), 5/7, 1/6 e 6/3. Na decisão do título, neste domingo, Safin vai enfrentar o vencedor do confronto entre o suíço Roger Federer (cabeça-de-chave número 2) e o espanhol Juan Carlos Ferrero (terceiro pré-classificado).
A vitória do russo acabou com o sonho de Agassi de conquistar o quinto título em Melbourne. O norte-americano estava invicto há 26 jogos no torneio – foi campeão em 2000, 2001 e 2003, ficando de fora da edição de 2002 devido a uma lesão no pulso. O primeiro troféu de Agassi no Aberto da Austrália foi conquistado em 1995.
Após uma péssima temporada no ano passado devido a uma séria contusão no pulso, Safin chega pela segunda vez à final na Rod Laver Arena. Em 2002, o russo ficou com o vice-campeonato ao perder para o sueco Thomas Johansson na decisão.
Coincidentemente, Safin enfrentou nada menos do que cinco norte-americanos em seis jogos para avançar à final: Brian Vahaly, na estréia; Todd Martin, na terceira rodada; James Blake, nas oitavas; e o número 1 do mundo, Andy Roddick, nas quartas – além do próprio Agassi. Na segunda fase, o russo venceu o finlandês Jarkko Nieminen. No total, foram três jogos de cinco sets e outros três de quatro. Mas o russo não dá sinais de cansaço.
– A essa altura, nada mais está longe e vou dar 100% de mim. Agora tenho dois dias de folga e, com sorte, farei um grande jogo na final – afirmou, confiante.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.