| hmin
Os moradores do Estado norte-americano de New Hampshire preparavam-se, nesta terça, dia 27, para votar nas primárias do Partido Democrata. O processo pode consolidar a candidatura de John Kerry e decidir o futuro da campanha de Howard Dean, até agora feita de altos e baixos.
Kerry, senador pelo Estado de Massachusetts que saiu como vencedor de Iowa na semana passada, abalou a corrida presidencial e agora aparece como forte candidato a enfrentar o dirigente norte-americano, George W. Bush, no pleito de 2004.
Ao menos 180 mil eleitores devem enfrentar as temperaturas congelantes em New Hampshire para votar. Uma vitória de Kerry faria dele o principal pré-candidato democrata, um título que o transformaria em alvo preferencial dos ataques de seus rivais democratas e dos aliados de Bush.
– Vim aqui para selar o começo do fim da Presidência de Bush – afirmou Kerry, na corrida presidencial desde o final de 2002, a uma multidão em Salem (New Hampshire), na noite desta segunda, dia 26.
Uma nova derrota teria um efeito devastador na campanha de Dean, ex-governador do Estado de Vermont e antes principal candidato do Partido Democrata. Dean liderava as pesquisas de intenção de voto para Iowa pouco mais de um mês atrás. O pré-candidato, que ficou em terceiro lugar no Estado, jura que sua campanha mudou na última semana.
– Essa é uma grande noite. Vamos dar a volta por cima. Esse é o Estado da volta por cima – afirmou o ex-governador para uma multidão de simpatizantes nesta segunda.
Segundo pesquisas de opinião, outros três pré-candidatos (Wesley Clark, John Edwards e Joseph Lieberman) aparecem empatados na disputa pelo terceiro lugar. Na próxima semana, outros sete Estados realizam prévias. Em New Hampshire, Bush participará de um processo semelhante, realizado pelo Partido Republicano. O presidente, porém, não enfrenta nenhum adversário de peso.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.