Notícias

 |  hmin

Agência da ONU acerta com EUA e Grã-Bretanha desarmamento da Líbia

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, disse nesta segunda, dia 19, ter acertado com autoridades norte-americanas e britânicas um plano para avaliar e desmantelar as instalações nucleares da Líbia.

Segundo diplomatas, ElBaradei afirmou desejar garantias de que a AIEA, impedida pelos EUA de entrar no Iraque e expulsa da Coréia do Norte, não ficaria de fora do processo de análise dos programas nucleares da Líbia.

– Acho que chegamos a um acordo sobre o que precisa ser feito. O papel da agência é muito claro. Precisamos fazer a verificação – declarou ElBaradei em uma entrevista coletiva em Viena.

O chefe da AIEA deu essas declarações após se reunir com John Bolton, subsecretário de Estado dos EUA para o controle de armas e segurança internacional, e com o britânico William Ehrman, que ocupa cargo equivalente ao de Bolton no governo da Grã-Bretanha.

– O encontro foi muito construtivo. Acho que estamos todos de acordo sobre a AIEA. Esse é um projeto muito importante – observou ElBaradei.

No mês passado, o líder da Líbia, Muammar Kadafi, prometeu abandonar seus esforços para adquirir armas nucleares. ElBaradei disse que a AIEA, a agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), verificaria o desarmamento da Líbia enquanto soldados norte-americanos e britânicos destruiriam e retirariam quaisquer equipamentos ou materiais relacionados com um programa de armas nucleares.

Com informações da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.