| 13/01/2004 13h45min
Soldados norte-americanos mataram ao menos quatro civis iraquianos nesta terça, dia 13, no centro da cidade de Falluja, ao realizarem disparos após terem sido alvo de um ataque com foguetes. Segundo os depoimentos de testemunhas, os militares patrulhavam a cidade, a oeste de Bagdá, depois de um protesto contra os Estados Unidos.
Uma idosa em uma casa próxima e três homens em um carro foram mortos pelos disparos realizados pelos militares, contaram as testemunhas.
– Dois foguetes foram disparados contra eles. Os americanos começaram a disparar. As balas atingiram meu quiosque e eu abaixei no chão – disse um garoto iraquiano Khalas Ahmed, 15 anos.
Uma porta-voz das Forças Armadas dos EUA em Bagdá disse ainda não ter informações sobre o incidente. Na terça, centenas de pessoas participaram de uma manifestação contra a prisão de uma jovem iraquiana por soldados norte-americanos na cidade, no dia anterior. Alto-falantes usados no protesto diziam que a mulher estava sozinha em casa e que a prisão dela era um insulto.
Na cidade, 50 quilômetros a oeste de Bagdá e um dos focos da resistência à ocupação norte-americana, há ataques quase diários contra as forças dos EUA. Ao menos três helicópteros caíram ao redor dela em duas semanas, entre os quais um nesta terça. Um porta-voz dos EUA disse que todos os três foram provavelmente derrubados por fogo inimigo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.