| hmin
A explosão ocorrida nesta sexta, dia 9, em uma mesquita xiita de Baquba, na região central do Iraque, foi causada por um cilindro de gás contendo material explosivo e amarrado em uma bicicleta. Segundo as informações mais recentes, seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.
Os fiéis estavam se cumprimentando após as orações quando a bomba foi detonada, atingindo principalmente os que se viram obrigados a rezar do lado de fora da mesquita devido ao grande número de pessoas no local. A bicicleta havia sido estacionada no centro da rua que fica do lado de fora da mesquita, disseram testemunhas e a polícia.
– Ao final das orações, ela explodiu – disse o sargento Haki Ismail Mustafa, da polícia.
Tamouz Rabeai, médico de um hospital próximo, afirmou que 37 pessoas foram levadas até o local com ferimentos. Cerca de quatro pessoas estariam em estado grave, mas a maioria passa bem.
– Tínhamos terminado as orações e estávamos nos cumprimentando quando ouvi o som de uma grande explosão – disse Falah Hasan, 43, que teve ferimentos na cabeça. Os militares dos EUA presentes no local afirmaram estar investigando o atentado.
Baquba, que está a 65 quilômetros ao norte de Bagdá, é uma área de maioria sunita e fica na região onde se concentra a resistência à ocupação norte-americana. Os EUA realizaram várias operações na área à procura de insurgentes.
Um carro-bomba detonado do lado de fora da principal mesquita xiita da cidade de Najaf, em agosto passado, matou mais de 80 pessoas depois das orações de sexta. Entre as vítimas, estava um importante clérigo xiita. Em junho, uma explosão perto de uma mesquita de Falluja, majoritariamente sunita, matou nove pessoas.
Os xiitas representam 60% dos 26 milhões de iraquianos, mas foram quase totalmente excluídos do poder durante o governo do ex-ditador Saddam Hussein, um sunita. Agora, xiitas e sunitas vivem em estado de tensão em meio a disputas pelo
poder.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.