Notícias

 | 26/12/2003 17h42min

Terremoto no Irã deixa mais de 15 mil mortos

Mais de 15 mil pessoas morreram após um terremoto de 6,3 graus na escala Richter ter sacudido a cidade iraniana de Bam nesta sexta, dia 26. A informação foi divulgada por autoridades locais. O terremoto aconteceu de madrugada na cidade de aproximadamente 200 mil habitantes, quando a maioria dos moradores estava dormindo.

O noticiário da televisão iraniana informou que cerca de 70% das construções de Bam, uma popular cidade turística a cerca de mil quilômetros a sudeste da capital do país, Teerã, desabaram com o terremoto. A mídia estatal informou que dois dos hospitais de Bam desabaram, esmagando muitos dos médicos e enfermeiros, e os demais hospitais estavam lotados. Os feridos, mais de 30 mil, estão sendo removidos para cidades vizinhas.

A Rússia e a Alemanha se ofereceram prontamente para mandar equipes de resgate. O Ministério de Emergências russo, acostumado a responder prontamente aos desastres naturais e aos provocados pelo homem, disse ter condições de enviar unidades de médicos, paramédicos e cães farejadores treinados para encontrar vítimas presas sob os escombros.

A Organização das Nações Unidas (ONU), mais a França, a Itália e os Estados Unidos também se ofereceram para enviar ajuda humanitária.

Bam fazia parte da antiga Rota da Seda, que ligava a Europa à China e foi usada por mercadores e viajantes por séculos. Terremotos são comuns no Irã, cujo território é cruzado por várias falhas geológicas. Em junho do ano passado, um tremor de 6,3 graus na escala Richter atingiu o norte do país, matando pelo menos 220 pessoas e ferindo mais de mil.

Mais de 35 mil pessoas morreram em 1990 quando um terremoto de intensidade 7,7 na escala Richter atingiu a área noroeste do Irã. A capital, Teerã, foi atingida por um tremor 7 graus na escala Richter em 1830.

Com informações da agência Reuters.


Notícias Relacionadas

26/12/2003 12h39min
Forte terremoto deixa mais de 4 mil mortos no Irã
26/12/2003 09h40min
Terremoto no Irã faz ao menos dois mil mortos

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.