| hmin
O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, deve anunciar nesta quinta, dia 18, um plano unilateral de desmantelamento de alguns assentamentos judaicos. Sharon discursará em uma conferência anual de segurança acompanhado de perto por Washington, principal patrono de um plano de paz para o Oriente Médio. Palestinos temem que a medida reduza o território em que desejam formar um Estado.
– O primeiro-ministro vai reiterar seu compromisso em ver o plano seguir adiante e seu desejo de adotar medidas unilaterais caso os palestinos não tornem a implementação (do plano) possível – disse um porta-voz de Sharon sobre o discurso, marcado para as 15h45min (em Brasília).
Os palestinos acusam Sharon de resistir ao plano, que prevê sua independência até 2005 na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, ocupadas por Israel. Eles saudaram as recentes declarações do premiê sobre a retirada de um número não específico de assentamentos judaicos nos territórios, mas não a possibilidade de a medida ser parte de uma retirada seletiva que reduziria o território do futuro Estado.
A mídia de Israel e analistas políticos dizem que o plano envolverá a retirada de pelo menos cinco assentamentos pequenos e a manutenção de grandes porções de territórios ocupados até uma data não especificada.
Israel está erguendo uma barreira na Cisjordânia que serviria como precaução contra futuros ataques, já que os palestinos não atuam contra os militantes, conforme exigência do plano de paz. Os palestinos dizem que a barreira rouba suas terras.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.