Notícias

 | 08/12/2003 11h20min

Fracassam negociações no Cairo e palestinos tentam nova trégua

Os palestinos prometeram nesta segunda, dia 8, retomar os esforços para convencer militantes muçulmanos a selar uma trégua com Israel. As declarações foram dadas após o fracasso de negociações no Cairo, algo que promete enfraquecer o primeiro-ministro palestino, Ahmed Korei, e abalar as esperanças na retomada do processo de paz patrocinado pelos Estados Unidos.

O fracasso ameaça a tentativa de Korei de ganhar credibilidade com os palestinos exigindo que Israel desocupe cidades da Cisjordânia. Autoridades palestinas disseram que a recusa dos grupos militantes à proposta de trégua do Egito enfraqueceu o premiê antes de uma reunião de cúpula com o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon.

O impasse no Cairo pode se traduzir em uma campanha de desafio à Autoridade Palestina, em meio a crescentes distúrbios nas áreas palestinas, e enfureceu o governo do Egito, segundo diplomatas e autoridades palestinas.

– Estamos comprometidos com o "mapa do caminho" (processo de paz patrocinado pelos EUA), comprometidos com a paz e dispostos a continuar os esforços a fim de achar uma solução para o conflito. O cessar-fogo é nosso objetivo – afirmou Nabil Abu Rdeinah, assessor do presidente palestino, Yasser Arafat.

O "mapa do caminho" prevê a adoção de medidas pelos dois lados em conflito para colocar fim aos três anos de violência e para a criação de um Estado palestino até 2005.

Segundo autoridades palestinas, a decisão de cinco grupos, entre os quais o Hamas e a Jihad Islâmica, de abandonar as negociações baseava-se em um erro de avaliação sobre o cenário internacional.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.