| 04/12/2003 10h25min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governante da Síria, Bashar Al-Assad, divulgaram na manhã desta quinta, dia 4, comunicado conjunto em que pedem o fim da ocupação do Iraque pelas tropas de coalizão e o avanço das negociações de paz entre israelenses e palestinos.
No documento, tanto Lula quanto Assad enfatizam a necessidade "de dar passos acelerados com vistas à transferência do poder para o povo iraquiano, pôr fim à ocupação e conceder às Nações Unidas papel fundamental para que o povo iraquiano possa exercer a sua soberania, escolher o seu próprio governo e garantir sua integridade territorial". Os dois presidentes consideram essencial o apoio às Nações Unidas para que se possa promover as reformas de seus mecanismos, incluindo aí a expansão do Conselho de Segurança, a fim de incorporar um número maior de países do hemisfério Sul como membros permanentes.
O comunicado também destaca a urgência em se alcançar "uma paz abrangente, justa e duradoura no Oriente Médio". Este processo de paz seria baseado nas resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU, no princípio da terra pela paz e na iniciativa de países árabes. O lado brasileiro expressou o seu reconhecimento do papel essencial da Síria para se alcançar a paz e a estabilidade na região.
Os dois governantes ressaltaram a importância da realização da cúpula de chefes de Estado da América do Sul e de países árabes, que deve acontecer no Brasil em maio de 2004, para propiciar uma oportunidade de aproximação entre as duas regiões.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.