Notícias

 | 28/11/2003 09h10min

Oposição a Chávez quer realizar referendo sobre mandato

Pesquisas indicam que dois terços dos venezuelanos votariam pela saída do presidente

A oposição ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, começa nesta sexta, dia 28, um esforço de quatro dias para reunir mais de 2,4 milhões de assinaturas a favor de um referendo. Partidos oposicionistas esperam destituir Chávez do governo caso a votação seja realizada e a população escolha pela saída do atual governante.

Após dois anos de confronto – e um golpe de Estado que tirou Chávez do poder por 48 horas – os líderes da oposição acreditam que a campanha pelo plebiscito conseguirá finalmente destituir o mandatário, desta vez nas urnas. Pesquisas de opinião revelam que dois terços dos venezuelanos votariam contra Hugo Chávez num referendo, embora o presidente diga que esses números são tendenciosos.

O Conselho Nacional Eleitoral terá que verificar as assinaturas antes de decidir se o plebiscito poderá ser realizado, em abril do ano que vem. O apoio a Chávez diminuiu desde que ele venceu por maioria esmagadora as eleições de 1998 e foi reeleito na metade de 2000. Uma recessão persistente, inflação alta e desemprego crescente prejudicam os padrões de vida dos 25 milhões de habitantes da Venezuela.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.