| hmin
Os parlamentares entram nesta semana em uma fase decisiva sobre o andamento da reforma tributária e sobre a definição do orçamento para o próximo ano. A partir desta segunda, dia 3, começa a contar o prazo de 15 dias para que deputados e senadores apresentem emendas ao relatório preliminar do deputado Jorge Bittar (PT-RJ), aprovado na Comissão Mista de Orçamento na semana passada.
Cada parlamentar pode apresentar até 20 emendas – que juntas devem somar no máximo R$ 2,5 bilhões – e as bancadas podem apresentar entre 15 e 20 emendas. A briga maior, no entanto, vai ficar por conta da paternidade das relatorias setoriais.
O PMDB que ficar com o relatório da área de infra-estrutura, da qual o PT não abre mão. As relatorias são escolhidas pelo tamanho da bancada na época da posse, mas já se cogita no Congresso a mudança da regra para o tamanho atual das bancadas. As relatorias setoriais devem ser definidas em uma reunião de líderes das duas casas na terç, dia 4.
Na quarta, dia 5, é a vez da reforma tributária entrar em foco. Serão votadas cerca de 400 emendas ao texto do relator Romero Jucá (PMDB-RR), que passou o fim de semana reunindo todas as possíveis alterações em temas. A votação deve ser complicada pela oposição, mas a guerra final em torno das reivindicações deve ocorrer no plenário, para onde o texto deve seguir somente na próxima semana.
A reforma da Previdência fica "estacionada" em uma discussão no plenário do Senado, que tomará toda a semana. O prazo de cinco dias de debate no plenário só se encerrará na terça da próxima semana. Um acordo firmado entre líderes partidários na semana passada para destrancar a pauta do Senado estabeleceu o dia 12 deste mês como o data para o retorno da reforma à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde a reforma tem que passar novamente antes de ser finalmente votada em plenário. Até lá, os senadores podem apresentar emendas ao relatório.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.