| hmin
Três membros da cúpula do movimento Fatah, do presidente palestino Yasser Arafat, partiram para Washington neste domingo, dia 19, para participar de debates com autoridades e membros do Congresso sobre uma trégua com Israel. O governo israelense descarta um cessar-fogo até que os palestinos reprimam os grupos militantes que realizaram ataques contra israelenses durante os três anos de levante contra a ocupação.
Hatem Abdel-Qader, membro do Conselho Legislativo Palestinos, disse que ele e outros dois membros do Fatah foram convidados por deputados democratas dos Estados Unidos para uma visita de três dias, com o objetivo de atingir um acordo de cessar-fogo para acabar com a violência entre israelenses e palestinos. Qader espera que seja firmado um possível compromisso norte-americano de colocar monitores internacionais para verificar o cessar-fogo.
Além de Abdel-Qader, viajam Ahmed Ghneim, do Fatah e o legislador Qaddoura Fares. A delgação manifestará objeções à construção de uma barreira de segurança na Cisjordânia, que os palestinos dizem que envolve terras palestinas. Israel afirma que a barreira é necessária para evitar a entrada de homens-bomba.
Abdel-Qader deve se reunir com o secretário de Estado assistente para Assuntos do Oriente Médio, David Satterfield, com o ex-enviado para o Oriente Médio Dennis Ross, que chefia o Instituto para Política do Oriente Próximo, e líderes judeus.
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, recusa-se a encontrar Arafat, afirmando que ele fomenta a violência. Arafat nega.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.