| hmin
Dois helicópteros e um avião Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousaram nesta quinta, dia 16, na da Base Aérea de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia, e vão permanecer no local à espera de autorização para decolarem rumo a La Paz, com o objetivo de resgatar os brasileiros que estão retidos na capital boliviana devido às manifestações e clima de violência no país. A FAB vai autorizar a decolagem das aeronaves para a Bolívia quando a situação de segurança for favorável na cidade.
Os helicópteros e o Hércules deixaram Campo Grande por volta das 13h30min. Além das três aeronaves, um Hércules permanece na Base Aérea de Campo Grande (MS) em alerta, caso seja necessária a participação de mais uma aeronave na operação.
Os turistas brasileiros retidos em La Paz foram transferidos pela embaixada brasileira para um hotel situado a três quilômetros do aeroporto, e aguardam a chegada das aeronaves para retornar ao Brasil. A região ao redor do aeroporto de La Paz é alvo de várias manifestações, e a representação diplomática brasileira só vai viabilizar o resgate dos brasileiros quando o risco for zero, ou mínimo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a operação de resgate dos brasileiros na noite desta quarta, dia 15, quando as aeronaves deixaram o Rio de Janeiro e ficaram de prontidão na Base Aérea de Campo Grande. As manifestações em La Paz continuam e prometem aumentar na tarde desta quinta, quando várias caravanas de manifestantes devem chegar ao centro da capital boliviana. Até o momento, estima-se que mais de 70 pessoas tenham morrido nos conflitos entre os manifestantes e a polícia boliviana.
As passeatas, manifestações e bloqueios de estradas começaram em protesto contra a possibilidade de a Bolívia exportar gás através de um porto chileno, mas rapidamente evoluíram para a exigência da renúncia de Sánchez de Lozada.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.