| hmin
A chuva do início da semana amenizou a insuficiência de água e os problemas de salinização no litoral do sul de Santa Catarina, o que permitiu o início do plantio de arroz na região. As lavouras já estão em fase de enchimento das canchas e de preparo do solo para a semeadura, que vai até o dia 10 de novembro.
A estiagem prolongada, de julho a setembro, preocupou os produtores, que não tinham água disponível para o enchimento das canchas. Para complicar a situação, a entrada de água do mar nas bacias dos rios Tubarão e Araranguá causou problemas de salinização nessas áreas, que atrapalharam a fase inicial do cultivo do arroz irrigado, a principal cultura da região.
O extremo-sul catarinense foi a região menos afetada pela estiagem. De acordo com o presidente da Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), Vanir Zanatta, 20% de uma área de 15 mil hectares já estão semeadas, graças às chuvas de outubro.
De acordo com Zanatta, a Cooperja deve beneficiar 1,5 milhão de sacas de arroz em 2004, sendo que a maioria proveniente de Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro e Turvo, os municípios que são os maiores produtores do Estado. Em 2003, foram colhidas 1,42 milhão de sacas.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.