| 02/07/2013 11h28min
O corpo da universitária Lylyan Karlinski Gomes, de 20 anos, será sepultado a partir das 16h desta terça-feira no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. A estudante de Oceanografia morreu em acidente na manhã de ontem em Florianópolis.
::: Local do acidente receberá "bicicleta fantasma"
A jovem estava de bicicleta. O acidente ainda não esclarecido ocorreu na rótula da Praça Santos Dumont, no acesso principal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quase em frente à Igrejinha.
Faltavam poucas pedaladas para Lylyan chegar à aula do curso de Oceanografia na universidade quando ocorreu o acidente com o veículo da empresa Insular, por volta das 8h20min. A estudante chegou a ser atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital Universitário, onde houve tentativas de reanimação. Ela, porém, não resistiu ao politraumatismo.
No local da queda não há ciclovia nem ciclofaixa e uma testemunha que estava no ônibus afirmou ter escutado uma batida na lateral direita do veículo e, em seguida, percebeu o cobrador gritar para o motorista parar o veículo.
Natural de Porto Alegre, Lylyan estava vivendo em Florianópolis desde março, após conseguir ingressar na universidade pública, um sonho que prometera à mãe realizar. Ela morava próximo ao campus, numa casa com outras estudantes universitárias.
Muito conhecida pela constante alegria e sorriso no rosto, na rede social a estudante reforçava suas paixões por mar, praia e por andar de bicicleta. À mãe, a pedagoga Maria de Lourdes, Lylyan contava como estava gostando de Florianópolis, "uma cidade onde as bicicletas são respeitadas", dizia ela.
Aos pais, Lylyan narrava seus sonhos de viver no Exterior, provavelmente na Austrália, ao final do curso da UFSC. A garota era filha do repórter-fotográfico Fernando Gomes, um dos mais premiados jornalistas do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, pertencente ao Grupo RBS.
Sem poder acompanhar o velório, que está ocorrendo na capital gaúcha, alguns colegas foram à porta do Hospital Universitário na segunda-feira à tarde para prestar solidariedade aos familiares. A direção do HU e a reitoria da UFSC fizeram questão de externar aos pais o sentimento de luto que toma conta da comunidade universitária. As assistentes sociais e psicólogas do hospital fizeram plantão especial para acompanhar a família e os trâmites burocráticos durante toda a segunda-feira. Os pais, que estavam em viagem no interior do Rio Grande do Sul quando receberam a notícia do acidente, só conseguiram chegar ao HU por volta das 17h.
O velório de Lylyan está ocorrendo na capela C do Cemitério Jardim de Paz, em Porto Alegre, e o sepultamento está marcado para as 16h desta terça. A direção da empresa Insular, dona do ônibus, emitiu uma nota na segunda-feira sobre o acidente:
"A empresa acompanhou todos os procedimentos desde o acidente, mas infelizmente a ciclista veio a óbito. Independentemente da culpabilidade do motorista do coletivo, a empresa se coloca à disposição para apoiar neste triste momento a família da estudante."
O acidente será investigado pela 5ª Delegacia de Polícia de Florianópolis e um protesto liderado pelo Movimento Viaciclo está marcado para quinta-feira, às 8h, quando pretendem instalar a chamada "bicicleta fantasma", para assinalar mais uma vítima do confronto nas ruas da cidade.
DIÁRIO CATARINENSE
Lylyan Karlinski Gomes estava no primeiro semestre do curso de Oceanografia
Foto:
Facebook
/
Reprodução
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.