| hmin
O Irã exibiu nesta segunda, dia 22, seis de seus novos mísseis de médio alcance que, segundo analistas militares, teriam capacidade de atingir Israel ou bases dos Estados Unidos no golfo Pérsico. Os mísseis foram exibidos em frente a autoridades iranianas e para a mídia local e estrangeira. O evento marca o aniversário do início da guerra Irã-Iraque (1980-1988).
Esta foi a maior quantidade de mísseis balísticos Shahab-3 mostrada em público desde que o Irã anunciou, em julho, que havia terminado os testes com estas armas, operadas pela Guarda Revolucionária. O governo iraniano nega que esteja tentando obter armas nucleares ou que tenha qualquer objetivo agressivo, e garante que o míssil Shahab-3 deve servir apenas como agente de dissuasão aos inimigos da República Islâmica.
O novo míssil é baseado no modelo Nodong-1, da Coréia do Norte, e modificado com tecnologia russa. A arma tem, de acordo com especialistas, alcance de 1,3 mil quilômetros, mas durante anúncio oficial no Irã foi atribuída ao míssil capacidade de atingir alvos a 1,7 mil quilômetros de distância. Analistas militares dizem que ainda há dúvidas sobre sua confiabilidade e precisão.
Embora o governo iraniano afirme que não pretende abandonar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deu um prazo até o final de outubro para o país esclarecer sua política nuclear.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.