| hmin
Os países integrantes da Liga Árabe pressionaram a agência nuclear da ONU nesta quarta, dia 17, para que faça a Israel as mesmas exigências que tem feito ao Irã em relação ao programa de armas nucleares.
Israel não é signatário do Tratado de Não-Proliferação e nunca admitiu oficialmente ter armas nucleares. Mas, segundo estimativas de um instituto norte-americano, o Nuclear Threat Initiative, o país tem entre cem e 200 bombas nucleares.
A Liga Árabe entrou com um projeto de resolução na Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o encontro anual dos 137 países-membros, exigindo que Israel assine o tratado e abra seu programa nuclear a inspetores da Organização das Nações Unidas.
Os árabes acusaram os Estados Unidos e a agência de agir com dois pesos e duas medidas em relação a armas nucleares em Israel, Irã, Iraque e Coréia do Norte. Desde 1987, a Assembléia Geral da ONU e a Conferência Geral da AIEA adotaram 13 resoluções fazendo essas exigências a Israel, e todas elas foram ignoradas.
– Não vemos nenhuma base concreta para esse projeto de resolução – disse o chefe da Comissão de Energia Atômica de Israel, Gideon Frank, num discurso.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.