| 13/09/2003 15h35min
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, revelou neste sábado, dia 13, que o consenso entre as cinco grandes potências do mundo sobre o futuro do Iraque é "essencial e alcançável''.
– As discussões hoje (sábado) não tinham a intenção de encontrar soluções específicas. Elas contribuirão para formar um consenso para o futuro do Iraque, incluindo a definição do papel da ONU – disse Annan em uma entrevista coletiva depois das reuniões de negociações.
Os ministros das Relações Exteriores de Estados Unidos, França, Rússia, Inglaterra e China foram ao encontro com posições divergentes sobre o prazo em que os Estados Unidos devem entregar o poder aos políticos locais no Iraque ocupado. Na mesma entrevista coletiva, o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, declarou que as negociações haviam dado as bases para novas discussões em Nova York na próxima semana.
Powell afirmou estar animado pelas negociações, que haviam mostrado "muitos pontos de convergência'', acrescento que algumas dificuldades ainda precisavam ser trabalhadas.
– É claro que ainda há diferenças de opinião sobre certos aspectos de nossa proposta de resolução – disse Powell.
Washington está buscando apoio a uma nova resolução da ONU para persuadir outros países a fornecer ajuda financeira e soldados para o Iraque. Mas a França continua afirmando que a prioridade é restabelecer a soberania iraquiana e começar a estabelecer um cronograma para a transição de poder.
Com os custos da ocupação aumentando e com baixas quase diárias em seu Exército, o governo norte-americano acredita que sua proposta de resolução seja uma forma de persuadir outros países a colaborar com dinheiro e soldados. Entretanto, os EUA não acreditam que os iraquianos possam assumir o poder tão rapidamente quanto os governos europeus, especialmente a França, estão propondo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.