| 08/09/2003 10h50min
O presidente do parlamento palestino, Ahmed Korei, designado por Yasser Arafat como primeiro-ministro, disse nesta segunda, dia 8, deseja ter garantias dos Estados Unidos e da Europa de apoio ao processo de paz antes de aceitar o cargo. Arafat escolheu Korei no domingo para substituir Mahmoud Abbas, que renunciou um dia antes, reclamando que o presidente palestino e Israel obstruíram seus esforços de paz e que os EUA não lhe deram apoio suficiente.
Korei é considerado um moderado e um dos arquitetos dos acordos de paz interinos de Oslo, em 1993. Não houve reação imediata do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, que partiu para uma visita oficial à Índia. Mas ele rejeitou negociar com uma liderança palestina controlada por Arafat.
O ministro da Saúde de Israel, Danny Naveh, do mesmo partido de direita de Sharon, o Likud, disse que a nomeação de Korei não levará à retomada do diálogo porque "o homem que está movimentando as coisas e controlando tudo é uma pessoa, e é Yasser Arafat''.
Korei é um político veterano, mas tem pouco apoio popular, e parece reconhecer as dificuldades que enfrentará.
– Ainda não sou o primeiro-ministro...quero ver os americanos – que tipo de garantia...eles vão dar. Não estou disposto a ir para um fracasso. Quero ver se a paz é possível ou não – disse.
A assessora nacional de segurança da Casa Branca, Condoleezza Rice, disse que Arafat atrapalhou Abbas e seus esforços para controlar as forças de segurança palestinas. Condoleezza conclamou a Autoridade Palestina a nomear "um primeiro-ministro forte e deixá-lo trabalhar''.
A União Européia, que ajudou a esboçar o mapa para a paz, ao lado da Rússia, dos EUA e da Organização das Nações Unidas, deixou claro que aceitaria Korei. Nesse domingo, após a nomeação de Korei, helicópteros de Israel atacaram a casa de um membro do Hamas, ferindo 15 pessoas. O Exército israelense disse que o local era usado como armazém de armas e munição.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.