| hmin
O novo presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, tomou posse nesta sexta-feira, dia 15, em Assunção. Em seu juramento, ele prometeu combater a corrupção que marcou a administração anterior. Nicanor, membro do partido Colorado, sucede o correligionário Luis Gonzalez Macchi, que por ordem judicial deverá permanecer no país para responder a processos por vários casos de fraude. Na cerimônia estavam presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Fidel Castro, de Cuba.
Macchi chegou ao poder em março de 1999 após o assassinato do vice-presidente Luis Maria Argaña e da renúncia do então presidente Raúl Cubas. Em situação extremamente delicada, o novo governo administrará um país no qual dois terços de seus 5,6 milhões de habitantes vivem na pobreza, com uma renda per capita de US$ 940 anuais – a mais baixa em 20 anos –, um pressuposto público com déficit de cerca de 2,2% do PIB e com 66% de sonegação fiscal.
Os chefes de Estado presentes à cerimônia pretendem acelerar as negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Comunidade Andina. A expectativa é que o tratado seja assinado até 31 de dezembro. Eles também devem participar de reunião de Cúpula do Mercosul junto com Chile e Bolívia.
Durante o encontro, o presidente paraguaio deverá apresentar uma lista de oito demandas de tratamento diferenciado para seu país, por se tratar de uma economia de menor porte. Entre os pedidos estão a criação de um fundo de compensação e exceções em relação à Tarifa Externa Comum (TEC).
Ao chegar ao Paraguai, na noite de quinta-feira, dia 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinais de que será favorável às reivindicações de Nicanor Duarte. Segundo Lula, por ser a principal economia da América do Sul, o Brasil precisa colaborar com o desenvolvimento dos países que têm Produto Interno Bruto (PIB) menor.
Lula lembrou ainda que este será seu segundo encontro com Duarte e afirmou que os dois chefes de Estado pretendem ampliar as relações entre Brasil e Paraguai. Nesta sexta-feira, dia 15, à noite Lula viajará para Foz do Iguaçu, onde participará no sábado, dia 16, da inauguração de uma turbina da usina Itaipu Binacional.
As informações são da agência Brasil e da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.