Mobilidade urbana | 13/03/2012 06h20min
A duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal, em Florianópolis, tem mais uma rodada de de debate nesta terça-feira. Será a partir das 8h30min, na sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira, andar térreo da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O assunto cedência de terreno pela UFSC continuará em debate pelo Conselho Universitário. A obra, de um quilômetro, é considerada fundamental para a mobilidade da cidade, no trecho onde passam por dia cerca de 37 mil veículos.
Desde 2003 o assunto vem sendo debatido, tendo já sido aprovado um projeto para a obra. Porém, a falta de um documento que provasse ter a UFSC repassado a área para a prefeitura executar a duplicação emperrou a questão. O projeto tem duas fases. A primeira trata da duplicação da via entre os trevos da UFSC (onde se localiza o Restaurante Dona Benta) e o da Eletrosul. A área entre o Armazém Vieira e a Eletrosul passaria por revitalização ao longo de 900 metros. O custo está estimado em R$ 6 milhões.
Irritado com os impasses burocráticos, o prefeito Dário Berger (PMDB) chegou a declarar que a obra dificilmente sairia na sua administração. Foi uma forma política de pressionar a universidade, instituição que pelo fluxo de pessoas que circulam na área tem responsabilidade sobre o trânsito engarrafado especialmente em horas de pico.
— A obra é fundamental para melhorar o trânsito na cidade, especialmente em um momento quando a cidade se prepara para o BRT (Trânsito Rápido de ônibus) ligando o Centro e aquela área da cidade — sugere João Batista, vice-prefeito e secretário de Transportes e Mobilidade de Florianópolis. A obra está no Plano Diretor e consta como uma das obras previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da prefeitura de Florianópolis para o Bairro Pantanal.
Na reunião desta terça-feira, os integrantes do Conselho Universitário (com representantes dos alunos, professores, funcionários) vão aprofundar o assunto da cedência.
Ex-presidente do Conselho Comunitário do Pantanal (CCPan) por quatro vezes, o líder comunitário Romeu Franzoni Júnior acha que a UFSC tem obrigação de ceder a área:
— Um problema como o trânsito no Pantanal deve ser tratado com a seriedade proporcional ao tamanho dos engarrafamentos, e devemos buscar resolver a situação na velocidade inversamente proporcional à dos carros nos horários de alto movimento.
O reitor Álvaro Prata diz que o parecer da procuradoria da UFSC é favorável à cessão, mas o caso não chegou a avançar na última reunião do conselho porque a universidade estava em férias. A expectativa ficou para esta terça-feira.
>> Confira a arte com as alterações
A obra, de um quilômetro, é considerada fundamental para a mobilidade da cidade
Foto:
Flávio Neves
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