| 16/11/2011 20h35min
Na manhã desta quarta-feira o Painel RBS promoveu um debate sobre os desafios de Florianópolis nas áreas de segurança, planejamento urbano e mobilidade. Além de autoridades, especialistas e jornalistas, os internautas também puderam expressar suas dúvidas e argumentos via Twitter.
Para que a discussão não pare por aqui, o Diário Catarinense lançou a campanha multimídia Floripa Te Quero Bem, com o objetivo de reunir ideias e ações para melhorar a cidade. Você pode conferir aqui os comentários de alguns internautas durante o debate desta quarta-feira e também compartilhar as suas opiniões na página da campanha no Facebook.
Segurança
O Secretário de Segurança Pública do Estado, César Grubba, passou os números do efetivo da Polícia Militar (PM) no Estado. Hoje são 11,6 mil policiais militares em Santa Catarina, o mesmo número de 12 anos atrás.
Em Florianópolis há cerca de 2 mil policiais, sendo 930 em funções administrativas. O secretário explicou que está planejando uma recomposição ao longo dos próximos anos.
Dois internautas expressaram opiniões diferentes sobre o assunto:
djhonyy: Extinção da GM [Guarda Municipal] e ampliação da atuação da PM, retirando PMs de postos sem necessidade e colocando-os nas ruas.
Lpaulocardoso: Não adianta tirar os policiais de serviços administrativos, q tbém são necessários. Precisa é contratar mais e dar treinamento!!
Sobre os investimentos em segurança, um deles complementou com uma sugestão:
djhonyy: Reduzir o orçamento para eventos como o carnaval e direciona-los para o setor de segurança
Planejamento
O principal tema abordado nesse bloco foi o Plano Diretor de Florianópolis. Hoje são dois: um que rege os balneários, de 1997, e outro se refere ao distrito sede, de 1985.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, José Carlos Ferreira Rauen, há muitos conflitos nas propostas do plano diretor único, o que dificulta prever quando ele será aprovado.
Um dos internautas levantou uma questão sobre esse processo:
darioss: A demora na aprovacao de um p plano diretor nao serve para favorecer algumas construtoras?
Mobilidade
O tema da mobilidade é um dos mais polêmicos no momento, com o lançamento do projeto para a quarta ponte de ligação entre a Ilha e o Continente em Florianópolis.
Além dessa medida, os internautas destacaram a necessidade do transporte público e das ciclovias:
achies: alem da quarta ponte o governo deveria pensar seriamente no metro de superficie integrado com outros modais
granemannrosa: 4ª ponte, metro e etc.. porém o básico de tudo nunca é falado: onibus. Por que as linhas continuam caindo? Horarios diminuindo?
clairedeaquino: necessitamos de ciclovias inteligentes em FLN. Diminuimos assim a poluiçâo e melhoramos a mobilidade urbana.
E você, também quer compartilhar suas opiniões sobre essas questões essenciais para a Capital? Deixe o seu comentário na página da campanha Floripa Te Quero Bem no Facebook.
Painel RBS promoveu um debate sobre os desafios de Florianópolis nas áreas de segurança, planejamento urbano e mobilidade
Foto:
Caio Figueiredo
/
Agência RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.