Notícias

 |  hmin

Grupo contrário ao cessar-fogo mata trabalhador búlgaro na Cisjordânia

Palestinos armados mataram um trabalhador búlgaro em um ataque contra um caminhão israelense que passava pela Cisjordânia nesta segunda, dia 30, em um desafio ao cessar-fogo declarado pelas três principais organizações militantes islâmicas. Um líder local das Brigadas Mártires al-Aqsa – ligada ao movimento Fatah do presidente palestino, Yasser Arafat – disse que seu grupo realizou o ataque perto da cidade de Jenin e que não vai observar a trégua anunciada nesse domingo.

– Não estamos comprometidos com a trégua e vamos combater os colonos (judeus) e o Exército israelense dentro dos territórios ocupados – diz o grupo, referindo-se à Cisjordânia e à Faixa de Gaza, capturadas por Israel em 1967.

Os grupos militantes Hamas e Jihad Islâmica anunciaram a suspensão, por três meses, dos ataques contra alvos israelenses. A liderança do Fatah disse que aceitava um cessar-fogo condicional de seis meses e que os grupos ligados ao movimento, conhecidos conjuntamente como Brigadas Mártires al-Aqsa, iriam cumpri-lo.

Mas as brigadas, que não possuem um comando central, mostraram-se divididas em relação à trégua. A trégua anunciada representa um avanço para o novo plano de paz apoiado pelos EUA. Após o anúncio, Israel retirou suas tropas do norte da Faixa de Gaza.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.