| 27/06/2003 10h56min
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Silvan Shalom, afirmou nesta sexta, dia 27, que um acordo com a Autoridade Nacional Palestina (ANP) para a retirada de tropas israelenses da Faixa de Gaza estaria próximo de ser concluído.
– Houve progressos nas reuniões. Nós podemos estar muito perto de um acordo – disse Shalom.
Do lado palestino, autoridades garantiram ter obtido "progressos notáveis'' em negociações com Israel sobre um recuo de forças israelenses da Faixa da Gaza. Em um encontro nessa quinta entre o ministro da Segurança palestino Mohammed Dahlan e o major-general Amos Gilad, coordenador dos israelenses nos territórios ocupados, foram discutidas as exigências palestinas pela libertação de prisioneiros e uma suspensão da proibição de Israel às viagens de jovens palestinos.
Fontes da segurança israelense confirmaram as conversas, as últimas em uma série sobre a transferência do controle de segurança a
autoridades palestinas obedecendo ao plano
da paz, mas não fizeram outras declarações até o momento.
– Um progresso notável vem sendo feito com relação a uma retirada total israelense da Faixa de Gaza e (da cidade da Cisjordânia) de Belém – disse uma autoridade palestina em Gaza.
Mais conversas serão mantidas ainda nesta sexta. O principal obstáculo a um acordo vem sendo a relutância de Israel em ceder o controle sobre a principal estrada que corta Gaza, usada por colonos judeus, um alvo frequente de militantes palestinos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.