Notícias

 | 25/06/2003 18h01min

Rigotto promete estudar pedidos de trabalhadores desempregados

Movimento foi recebido pelo governador depois de marcha de três dias

Uma comissão de representantes do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Resistência Popular e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis foram recebidos nesta quarta, dia 25, pelo governador Germano Rigotto no Palácio Piratini. Os manifestantes realizaram uma marcha de três dias entre Gravataí e Porto Alegre e trouxeram uma pauta de reivindicações para ser discutida com o governo, buscando inserção em programas de microcrédito, frentes emergenciais de trabalho e apoio à produção em assentamentos urbanos.

Rigotto reconheceu que as reivindicações dos movimentos são justas e precisam ser discutidas para a reativação de convênios e a formatação de novos critérios na execução de programas de alcance social às famílias. Também disse que não quer nenhum tipo de atendimento assistencialista, mas a possibilidade de trabalhar em atividades que possam ser realizadas de maneira cooperativada.

O governador solicitou ao secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Edir Oliveira, que atendesse os representantes do grupo e prometeu estudar a forma de concessão de cestas básicas para atenuar as dificuldades dos manifestantes. Para Rigotto, é preciso que se discutam alternativas para oferecer crédito para que as famílias possam tornar-se empreendedoras e não apenas tenham o acompanhamento assistencial, que normalmente se extingue em seis meses.

Rigotto pediu a Oliveira que procure uma forma de os trabalhadores serem incluídos em programas de microcrédito, cujas fontes financiadoras poderão ser os recursos do Fundo de Amaparo ao Trabalhador e do Proger (Programa de Geração de Emprego e Renda). O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Mauro Cruz, reafirmou a intenção dos movimentos participantes da marcha em debater com o governo do Estado a forma de inclusão dessas famílias em programas da área de ação social.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.