Notícias

 | 25/06/2003 10h53min

Pentágono nega prisão de ex-ministro da Informação iraquiano

Al-Sahaf tornou-se conhecido durante os anúncios sobre a guerra do Iraque

O Departamento de Defesa dos EUA negou nesta quarta, dia 25, que o ex-ministro da Informação do Iraque, Mohammed Saeed al-Sahaf, tenha sido preso em Bagdá, como noticiou o jornal sensacionalista britânico Daily Mirror. O administrador civil americano do Iraque, Paul Bremer, afirmou não ter qualquer informação sobre a prisão.

A notícia sobre a detenção do ex-ministro, conhecido como "Ali Cômico", foi publicada hoje na edição impressa do tablóide. Segundo o periódico, ele teria sido preso na segunda, dia 23, num subúrbio da capital iraquiana por tropas americanas. De acordo com as informações, Al-Sahaf estava se escondendo na casa de um parente.

Esta não foi a primeira vez em que a imprensa internacional publicou especulações sobre o destino de Al-Sahaf, famoso por negar para meios de comunicação de todo o mundo, até o último minuto, que os americanos tivessem invadido o Iraque. Há cerca de dois meses, um jornal de língua árabe baseado em Londres afirmou que Al-Sahaf havia se matado no dia em que as tropas americanas invadiram Bagdá. Outro periódico saudita afirmou que o ex-ministro fugira para a Síria.

Nenhuma das informações foi confirmada pelas forças americanas, que já capturaram mais de 30 ex-líderes do regime deposto. O Pentágono se apressou em negar o fato hoje, enquanto as prisões de outos ex-líderes do regime do Baath no Iraque foram amplamente anunciadas pelos norte-americanos.

Apesar de não constar na lista dos 55 iraquianos mais procurados, Al-Sahaf tornou-se conhecido por seus boletins otimistas sobre a resistência iraquiana aos ataques das forças de coalizão. Em tom debochado, até mesmo, George W.Bush disse ser fã do ministro iraquiano.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.