| hmin
Analistas de segurança dos Estados Unidos acreditam que Saddam Hussein esteja vivo, uma conclusão apoiada nas últimas semanas por comunicações interceptadas entre simpatizantes do líder iraquiano. A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times nesta sexta, dia 19.
O jornal citou autoridades militares sem identificá-las. Elas teriam dito que a busca por Saddam, que desapareceu durante a guerra liderada pelos EUA para derrubar seu regime, havia sido intensificada e que novas operações para encontrá-lo já haviam começado. Um grupo militar norte-americano secreto, conhecido como Task Force 20, estava liderando a caçada, segundo o jornal.
A crença renovada de que Saddam sobreviveu à guerra surgiu de conversas interceptadas entre membros da unidade paramilitar Fedayeen de Saddam e o seu serviço de inteligência. As conversas interceptadas indicavam que Saddam estava vivo e precisava ser protegido.
Os Estados Unidos disseram na última quarta, dia 18, que haviam capturado um dos assessores mais próximos de Saddam, Abid Hamid Mahmud al-Tikriti, que estava sempre ao lado do líder iraquiano deposto. Mahmud agora enfrenta um duro inquérito sobre os paradeiros de Saddam.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.