| hmin
O parlamento na Jordânia, de acordo com resultados parciais das eleições divulgados nesta quarta, dia 18, terá forte presença de políticos islâmicos no Parlamento, que prometem fazer uma oposição enérgica ao governo pró-Ocidente. Conforme as declarações emitidas depois da votação de terça, dia 17, pelos líderes islâmicos, será cobrada daquei para frente uma postura mais crítica em relação aos EUA e a Israel e mais atenção à vontade popular.
– Nós nos faremos ouvir e cobraremos de qualquer governo o respeito aos direitos da população, que não deseja ver o país transformado em um aliado estratégico dos judeus ou dos norte-americanos – disse o xeque Mohammad Abu Faras, eleito deputado.
Nas cidades, é grande o apoio ao atual levante palestino contra a ocupação israelense. Muitos jordanianos de origem palestina moram nos centros urbanos. As eleições foram o terceiro pleito multipartidário a acontecer no país desde o início do processo de democratização, em 1989, e foram as primeiras realizadas sob o governo do rei Abdullah.
Os resultados parciais anunciados pelo Ministério do Interior mostraram que a eleição preservava a composição tradicionalmente tribal e não-partidária do Parlamento. Todos os líderes islâmicos que concorreram nos distritos da capital do país, Amã, conquistaram votações expressivas. Representantes das tribos e forças pró-governo conquistaram ao menos dois terços das 110 cadeiras do órgão, em um sistema que favorece as regiões tribais em detrimento dos grandes centros urbanos, densamente povoados.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.