| 16/06/2003 11h16min
Depois de três horas de negociações, as conversações para uma trégua unilateral das facções palestinas que se realizaram nesta segunda, dia 16, em Gaza, sob mediação egípcia, não registaram progressos. Um dos dirigentes do movimento de resistência Hamas, Ismail Chanhab, afirmou que o momento "não é para trégua". A paz, segundo Chanhab, só será possível mediante um compromisso israelense de retirada dos territórios ocupados da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.
Segundo representantes das 13 facções palestinas que participaram do encontro, o Hamas e a Jihad Islâmica indicaram que estão dispostos suspender os ataques suicidas desde que Israel acabe com as incursões e com as "operações de liquidação de alvos".
Apesar das declarações do Hamas, o chefe da diplomacia palestina, Nabil Chaath, frisou que um cessar-fogo das facções palestinas "deve ser acompanhado de um regresso integral de Gaza e de outros setores" à jurisdição das forças de segurança palestinas, o que pressupõe um "compromisso irrevogável" tanto do Hamas como de Israel.
Com informações da agência Lusa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.