Notícias

 |  hmin

Premiê palestino descarta conversações com Hamas

Grupo militante islâmico abandonou conversações de paz

O primeiro-ministro Palestino, Mahmoud Abbas, descartou manter diálogos com o Hamas depois que o grupo militante abandonou negociações de paz travadas com Israel em protesto ao tom conciliatório das conversações, afirmou um representante do governo neste sábado, dia 7.

– O primeiro-ministro Mahmoud Abbas não se encontrará com o Hamas, mesmo que o Hamas solicite um encontro. Sua decisão irresponsável indicou que eles (Hamas) não estão interessados em construir a unidade nacional do povo palestino – afirmou o representante do governo.

O Hamas promoveu ataques à bomba suicidas e outros ataques no levante palestino pela independência na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, que já dura 32 meses.

Abbas se comprometeu a convencer os militates a aderir a um plano de paz que, apoiado pelos Estados Unidos, prevê a criação de um Estado palestino em 2005.

O Hamas, no entanto, suspendeu conversações depois do encontro de cúpula de quarta-feira na Jordânia, no qual Abbas, falando ao lado do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, e do presidente norte-americano, George W.Bush, reiterou que ele desmilitarizaria o levante, sem mencionar demandas chaves que a Palestina tem com Israel.

O Hamas acusa o premiê de ignorar questões-chave, como o direito de retorno de refugiados palestinos ao que é agora Israel e o futuro de Jerusalém. As duas questões estão incluídas no "mapa da paz", plano para solucionar os conflitos no Oriente Médio elaborado pelos Estados Unidos.

O plano de paz pede o fim da violência entre israelenses e palestinos e ações para a construção de confiança recíproca, incluindo um congelamento da expansão dos assentamentos judeus em territórios árabes ocupados, levando ao estabelecimento de um estado palestino em 2005. Com informações da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.