| hmin
O primeiro-ministro Palestino, Mahmoud Abbas, descartou manter diálogos com o Hamas depois que o grupo militante abandonou negociações de paz travadas com Israel em protesto ao tom conciliatório das conversações, afirmou um representante do governo neste sábado, dia 7.
– O primeiro-ministro Mahmoud Abbas não se encontrará com o Hamas, mesmo que o Hamas solicite um encontro. Sua decisão irresponsável indicou que eles (Hamas) não estão interessados em construir a unidade nacional do povo palestino – afirmou o representante do governo.
O Hamas promoveu ataques à bomba suicidas e outros ataques no levante palestino pela independência na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, que já dura 32 meses.
Abbas se comprometeu a convencer os militates a aderir a um plano de paz que, apoiado pelos Estados Unidos, prevê a criação de um Estado palestino em 2005.
O Hamas, no entanto, suspendeu conversações depois do encontro de cúpula de quarta-feira na Jordânia, no qual Abbas, falando ao lado do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, e do presidente norte-americano, George W.Bush, reiterou que ele desmilitarizaria o levante, sem mencionar demandas chaves que a Palestina tem com Israel.
O Hamas acusa o premiê de ignorar questões-chave, como o direito de retorno de refugiados palestinos ao que é agora Israel e o futuro de Jerusalém. As duas questões estão incluídas no "mapa da paz", plano para solucionar os conflitos no Oriente Médio elaborado pelos Estados Unidos.
O plano de paz pede o fim da violência entre israelenses e palestinos e ações para a construção de confiança recíproca, incluindo um congelamento da expansão dos assentamentos judeus em territórios árabes ocupados, levando ao estabelecimento de um estado palestino em 2005. Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.