| hmin
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, condicinou nesta sexta, dia 16, a baixa da taxa de juros à redução da inflação. Em entrevista ao jornal El País, Meirelles disse que o momento para baixar os juros será determinado pelo do ajuste dos preços ao objetivo de metas inflacionárias estabelecidos.
– A hora de baixar os juros será determinada pela taxa de inflação – disse ele ao periódico espanhol.
Meirelles afirmou que o Banco Central será "conservador" a médio prazo e deixou claro que a taxa de juros não deve ser reduzida na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC da próxima semana. A reunião do Comitê ocorre sob forte pressão de empresários e membros do governo para reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira, que hoje está em 26,5% ao ano.
O presidente do BC disse ainda que o real está ganhando terreno frente ao dólar, desde a volatilidade pré-eleitoral, e que isto resultou em redução da inflação.
– Agora mesmo estamos muito atentos a este processo – explicou.
Meirelles evitou dizer, entretanto, se o BC interviria no mercado em caso do ressurgimento de um movimento especulativo, mas deixou claro que não permitirá que sua estratégia seja afetada, sem usar todas as armas de que dispõe.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.