| 13/05/2003 15h07min
O vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, informou nesta terça, dia 13, que os três atentados suicidas em Riad, capital da Arábia Saudita, vitimaram 91 pessoas. Os ataques ocorreram na noite dessa segunda (horário local) e tiveram como alvos três condomínios residenciais habitados principalmente por norte-americanos.
Até o momento, as autoridades locais haviam confirmado apenas 29 mortes, incluindo 10 americanos e nove terrorista, e 160 feridos.
O presidente norte-americano George W. Bush prometeu, nesta terça, punir pela justiça norte-americana os autores dos ataques. Em Indianápolis, ele afirmou que as explosões comprovam que a batalha contra o terrorismo deve prosseguir. Bush destacou que os assassinos foram movidos não por fé, mas pelo ódio.
A autoria dos atos foi atribuída à rede terrorista Al-Qaeda, de Osama bin Laden, pelo secretário de Estado dos EUA, Colin Powell. As três bombas explodiram horas antes da chegada do integrante do governo americano à capital. O secretário visitava a região em missão de paz.
O ataque ocorreu duas semanas depois de Washington ter anunciado que retiraria suas tropas do reino, uma das principais exigências da Al-Qaeda. Os atentados foram o primeiro grande atentado perpetrado contra alvos dos EUA e ocidentais no mundo desde o começo da guerra contra o Iraque, no dia 20 de março.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.