| hmin
O novo administrador norte-americano para o Iraque, L. Paul Bremer, desembarcou no país nesta segunda, dia 12, para assumir o comando da reconstrução e da reabilitação política após a guerra que derrubou Saddam Hussein. Bremer, que viajou a Basra de avião a partir do Kuwait, disse que estava "contente" por poder começar a ajudar a estabelecer o curso democrático do país.
– É um desafio maravilhoso ajudar o povo iraquiano a basicamente recuperar seu país de um regime despótico – disse.
L. Paul Bremer foi acompanhado no vôo pelo general Richard Myeres, chefe do Estado Maior do Estados Unidos, e Jay Garner, general reformado que ocupava o cargo de administrador do Iraque antes de Bremer. Bremer, 61 anos, foi assessor dos ex-secretários de Estado William P. Rogers e Henry Kissinger. Foi embaixador antiterrorismo entre 1986 e 1989 e embaixador na Holanda.
A nomeação de Bremer faz parte da remodelação da equipe pós-guerra dos EUA no Iraque, em meio à contínua frustração com seus esforços de restaurar os serviços públicos essenciais e estabilizar o país. Os iraquianos reclamam que o progresso é muito lento.
Bremer revelou estar estudando a possibilidade de dissolver o ex-aparato de defesa e de segurança de Saddam Hussein, incluindo a Guarda Republicana e a Guarda Republicana Especial. Nesse domingo, os EUA decretaram o fim do Partido Baath, ao qual pertencia o ex-ditador, que governava o Iraque desde 1968.
Em Basra, Bremer reuniu-se com autoridades britânicas responsáveis por estabelecer a ordem na cidade, onde grande parte do fornecimento de energia elétrica já voltou, e os trabalhos de reparo do sistema de água estão sendo finalizados.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.