| 18/04/2003 12h01min
Os marines norte-americanos, uma força de ataque rápido que ajudou a tomar Bagdá, vão começar a entregar o controle de seu setor da cidade para o Exército dos Estados Unidos neste sábado, dia 19.
– Basicamente, as operações de combate terminaram – disse o tenente-coronel Jim Cartier, oficial comandante do 1º Batalhão de Tanques dos Marines. – Agora é questão de manter a paz e garantir que a estabilidade seja mantida em todo o Iraque.
Bagdá está dividida entre os marines, que controlam o setor da capital situado a leste do rio Tigre, e unidades do Exército que ocupam a zona oeste. Com a retirada dos marines, a cidade passará a estar inteira sob o controle de um único comandante.
O Corpo de Marines é uma organização separada do Exército norte-americano, tendo sido criada para atuar principalmente como força de ataque de vanguarda. O Exército, muito maior, possui mais recursos para os trabalhos de reconstrução e policiamento necessários na capital, onde muitos moradores continuam sem eletricidade, vivendo sob o medo constante da ação de saqueadores.
A retirada dos marines de Bagdá faz parte de um plano para reorganizar o posicionamento global das forças americanas no Iraque. A 3ª Divisão de Infantaria do 5o Corpo do Exército vai permanecer em Bagdá, enquanto a 4ª Divisão de Infantaria cobrirá a parte norte do país. Os marines devem tomar do Exército a responsabilidade pelas cidades do sul do Iraque, incluindo Najaf, Kerbala, Hillah e Diwaniya.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.