| hmin
O embaixador do Iraque na Organização das Nações Unidas (ONU), Mohammed al-Douri, disse que "o jogo acabou", referindo-se à guerra contra o regime de Saddam Hussein. Do lado norte-americano, o secretário de Estado, Donald Rumsfeld, rebateu as declarações e afirmou que o conflito em território iraquiano "não foi um jogo".
Al-Douri respondeu aos pedidos dos repórteres por uma declaração oficial sobre os últimos desdobramentos no Iraque em frente à sua casa, em Nova York, nesta quinta, dia 10:
– O jogo acabou. Esperamos que a paz venha a prevalecer, e isso é tudo que esperamos – respondeu o diplomata. Ao pedido de esclarecimento sobre o que "fim do jogo" significaria, Al-Douri explicou que se referia à guerra.
Ao não aceitar a classificação da guerra como um jogo, Donald Rumsfeld deslizou e não lembrou do que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, havia dito dias antes de o conflito ser iniciado. Em 6 de fevereiro, ao alertar Saddam de que a última oportunidade de evitar os combates havia sido desperdiçada, Bush se referiu à questão exatamente da mesma forma que o iraquiano: "o jogo acabou".
A declaração de Al-Douri foi a primeira admissão de um representante do governo iraquiano de que as forças da coalizão liberada pelos Estados Unidos superaram a resistência no Iraque. O embaixador, que parecia estar tenso e irritado, disse que não faria comentários sobre a situação do presidente iraquiano:
– Eu não tenho me comunicado com o Iraque – assegurou.
Pouco antes, o diplomata havia afirmado ao canal de televisão Associated Press Television News que não consegue falar com nenhum integrante do governo "há muito tempo". Al-Douri usou as reuniões do Conselho de Segurança nas semanas que antecederam a invasão americana para fazer apelos emocionados à comunidade internacional para que vetasse a ofensiva. Ele acusou os Estados Unidos de terem "segundas intenções" ao atacar o Iraque.
Com informações da rede de notícias BBC.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.