| hmin
O chanceler iraniano, Kamal Kharrazi, advertiu que os Estados Unidos estão cometendo um erro estratégico ao instalar um governo norte-americano no Iraque. Mesmo sendo apenas uma administração temporária, a decisão será vista como uma humilhação para os iraquianos, afirmou Kharrazi ao diário francês Le Monde, em entrevista publicada nesta quinta, dia 10.
– A transferência de poder e o estabelecimento de um novo governo interino ou permanente devem ser feitos sob os auspícios da ONU, como ocorreu no Afeganistão – alertou.
Além do Irã, outros países, como França e Alemanha, querem a participação da ONU na reconstrução do Iraque. Mas os Estados Unidos já têm planos para fazer isso por conta própria. Para Kharrazi, os EUA querem, na verdade, é aumentar a produção de petróleo no Iraque para financiar seu esforço de guerra e a reconstrução do país. Isso, segundo ele, vai derrubar a cotação do produto, o que afeta diretamente a economia iraniana.
– Além disso, fala-se que o Iraque pode deixar de ser membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Isso também nos preocupa – acrescentou.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.