| hmin
As tropas norte-americanas mataram sete mulheres e crianças iraquianas e deixaram duas feridas quando abriram fogo contra um carro de civis perto de Najaf, disse o Comando Central nesta segunda, dia 31. O incidente ocorreu na tarde desta segunda (horário local)
Treze mulheres e crianças estavam no veículo – quatro delas foram encontradas sem ferimentos, disse o Exército.
O Comando Central de Catar disse que os soldados da 3ª Divisão de Infantaria lançaram alertas para que o carro parasse quando se aproximava de um posto de controle na Rota 9. A motorista teria ignorado os sinais de alerta.
– Como último recurso os soldados dispararam contra o compartimento de passageiros do veículo. Dentro do veículo eles encontraram 13 mulheres e crianças. Sete dos ocupantes estavam mortos. Dois feridos. Quatro sem ferimentos –, disse ele.
Este foi o primeiro caso confirmado de civis atingidos por disparos americanos desde o início da guerra no Iraque há duas semanas. A morte de civis na guerra liderada pelos Estados Unidos contra o Iraque tem enfurecido o mundo árabe. Milhares de pessoas foram às ruas de capitais árabes protestar contra a guerra, chamada por Washington como "Operação Libertação Iraquiana".
O incidente seria resultado do aumento das tensões em pontos de vigilâncias de Najaf. No último sábado um ataque suicida iraquiano – um carro-bomba explodiu perto de um posto de controle – matou quatro soldados norte-americanos. Oficiais disseram que, desde então, as tropas estão tomando cuidados especiais.
Um porta-voz disse que uma investigação está sendo feita para tentar descobrir se algum dos ocupantes do carro foi ferido antes de as tropas abrirem fogo contra eles. Não se sabe se foram encontradas armas dentro do veículo.
O Exército disse: "Informações iniciais indicam que os soldados responderam de acordo com as regras para se protegerem. De acordo com os últimos ataques realizados pelo regime iraquiano, os soldados evitaram perda de vida desnecessária".
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.