Notícias

 | 31/03/2003 09h47min

Apesar de contrários à guerra, franceses desejam vitória dos EUA

Predominantemente contrários ao conflito militar no Iraque, os franceses preferem que o presidente norte-americano George W. Bush saia vitorioso dos combates contra o líder iraquiano Saddam Hussein. O estudo divulgado nesta segunda, dia 31, revela que 53% dos entrevistados desejam o sucesso das tropas dos Estados Unidos.

Um terço das cerca de mil pessoas ouvidas pelo instituto Ipsos para o jornal Le Monde disse não desejar que EUA e Grã-Bretanha vençam o conflito.

Conduzida por telefone, a sondagem mostra um país dividido entre a percepção de que o presidente Jacques Chirac estava certo em se opor à guerra e a fidelidade aos tradicionais aliados ocidentais. Setenta e oito por cento dos franceses afirmaram ser contra a ação militar. Embora os franceses apóiem a decisão de Chirac de ficar fora da guerra, a maioria acredita que isso não deveria excluir o país de atuar no pós-guerra.

Entre os consultados, 72% querem que a reconstrução e o processo de manutenção da paz do Iraque sejam administrados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.