| hmin
O comandante-geral das tropas norte-americanas no Iraque, general Tommy Franks, foi a público nesta segunda, dia 24, para tentar retomar a vantagem dos Estados Unidos na guerra pela informação e apagar a impressão de que país sofre uma série de derrotas. Franks classificou a resistência das tropas iraquianas como "esporádica'' e disse que seus homens estão avançando rapidamente rumo a Bagdá.
A entrevista coletiva do general foi o contrapeso às declarações do presidente iraquiano Saddam Hussein. No início do dia, o ditador elogiou a bravura de suas tropas contra os invasores.
As informações dos EUA deveriam ter sido apresentadas por militares de patente mais baixa. Franks, porém, assumiu a tarefa de última hora, quando surgiram relatos de que um helicóptero Apache teria sido abatido a cerca de cem quilômetros ao sul de Bagdá.
Várias notícias nas últimas 24 horas abalaram o moral otimista que se verificava entre os soldados norte-americanos nos primeiros dias do ataque. Nesse domingo, a TV iraquiana exibiu cinco prisioneiros norte-americanos e oito cadáveres, supostamente de soldados mortos perto de Nasiriya, cidade que anteriormente os EUA diziam estar sob seu controle.
Segundo a CNN, os combates naquela região deixaram pelo menos 10 mortos, 12 feridos e 16 desaparecidos entre as forças ocidentais.
O general disse que os "horríveis tiroteios'' das últimas horas não surpreenderam ninguém. Segundo ele, a vanguarda dessas formações deixou para trás, deliberadamente, alguns bolsões de soldados iraquianos, de modo que inevitavelmente haveria combate entre eles e a retaguarda. Franks anunciou também ataques contra guarnições da Guarda Republicana (a elite do Exército de Saddam Hussein) dentro e nos arredores de Bagdá.
Tommy Franks admitiu que os dois tripulantes do Apache que caiu estão desaparecidos. Ele não explicou como as causas da queda da aeronave, mas descartou a possibilidade de que tenha sido abatido por agricultores armados de rifles. No momento da queda, o helicóptero participava de uma batalha.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.