Notícias

 | 24/03/2003 04h43min

Combates se intesificam, e aliados enfrentam resistências

Cinco soldados americanos estão sob custódia iraquiana

Os combates entre tropas norte-americanas e britânicas e o exército iraquiano se intensificaram na noite de domingo e madrugada de segunda-feira (horário local), no quinto dia de guerra. Os EUA sofreram, em Nasiriya, o pior revés desde o início da batalha.

A região central de Bagdá voltou a ser sacudida por várias explosões na madrugada desta segunda (noite de domingo em Brasília) sem o aviso das sirenes ou sinais de fogo da defesa antiaérea iraquiana, informou correspondente da Reuters. As explosões começaram por volta das 3h10min da manhã (21h10min de domingo em Brasília).

Fontes militares iraquianas afirmaram nesse domingo, dia 23, que suas forças encontraram 25 corpos norte-americanos no campo de batalha em Nasiriya, ao sul de Bagdá. O governo norte-americano contesta a informação, dizendo que o número de fuzileiros mortos não passaria de 10.

A Grã-Bretanha informou que dois de seus soldados estão desaparecidos após o veículo em que estavam ter sido atacado no sudeste do Iraque. Um porta-voz das forças australianas afirmou que não aconteceu nenhuma baixa entre suas tropas até agora na guerra ao Iraque.

A rede de TV árabe Al-Jazeera transmitiu uma reportagem com cenas do que parecia ser os corpos de sete soldados americanos, alguns deles aparentemente com tiros na testa. Os corpos apareciam espalhados no chão de uma casa com duas salas, em meio a poças de sangue. Na primeira sala, ao menos dois tinham feridas na cabeça. Na segunda sala, um iraquiano sorria ao descobrir os corpos, alguns com rostos enegrecidos.

A TV também mostrou imagens de cinco soldados norte-americanos – entre eles uma mulher – sob custódia iraquiana.  Ao menos dois pareciam estar feridos. O Pentágono disse que já começou a informar as famílias

No sul do Iraque, unidades terrestres estão próximas de Basra, mas disseram que a cidade ainda não foi conquistada. A batalha segue acirrada em Umm Qasr, onde as forças de coalizão encontram um bolsão de resistência.

Na região central, forças dos EUA chegam perto de Najaf, 160 quilômetros ao sul de Bagdá, antes de encontrar resistência da Divisão Medina da Guarda Republicana. Cerca de 70 iraquianos foram mortos em combates na noite de sábado, disseram fontes norte-americanas, após um ataque da artilharia.

A cidade de Mosul, ao norte, foi bombardeada. Um oficial curdo do exército do Iraque disse que tropas dos Estados Unidos lançaram pelo segundo dia uma onda de ataques com mísseis contra posições do grupo militante Ansar al-Islam perto da fronteira iraniana. Aviões dos EUA abriram fogo em posições iraquianas perto de Khanaqin, a nordeste de Bagdá.

E no Kuwait, mísseis Patriot interceptaram e destruíram mísseis iraquianos, de acordo com o que divulgou a agência de notícias local.

O ministro das Relações Exteriores do Iraque, Naji Sabri, informou no final da noite de domingo (horário local) que o presidente Saddam Hussein está vivo e saudável, apesar dos intensos ataques a seus palácios. As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.